A Associação
Em 1984 surgiu em Santo António dos Cavaleiros a Associação de Solidariedade Social Templo de Shiva, com o intuito de congregar a população hindu da freguesia e promover o desenvolvimento das suas actividades religiosas e sociais. A comunidade hindu aí residente cresceu substancialmente e tornou-se urgente a aquisição de um espaço próprio que permitisse o convívio e a congregação desta população.
Em 1991 a associação legalizou-se e deu-se início ao projecto que se prolongou pelos dez anos seguintes, a construção de um templo hindu na freguesia, numa parcela de terreno cedida pela Câmara Municipal de Loures, nas Torres da Bela Vista.
Em 2001 deu-se finalmente a cerimonia de bençao do terreno (Cerimónia de Bhumipujan em 26-08-01) e, até agora, foi construido um salão provisório nesse espaço, que passa a substituir o salão da Associação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros e a Escola Secundária Humberto Delgado onde, até há bem pouco tempo, os membros e simpatizantes se reuniam para realizar cerimónias religiosas.
O Templo de Shiva abrange ainda a comunidade da Portela (Sacavem) e de Chelas (Lisboa).
É nesta área de Santo António dos Cavaleiros, Portela e Chelas que reside a maior parte da comunidade hindu em Portugal.